Você pode ter diabetes e nem sabe. Veja como identificar a doença

Muita gente não dar a importância que o assunto merece, mas a diabetes é uma doença grave. Muitos têm e nem sabem porque não apresentam sintoma algum. E é ai que está o perigo, segundo alerta o médico Dr. Adivaldo Vitor Barros que é especialista em endocrinologia e metabologia com mais de 25 anos de carreira. (ASSISTA O VÍDEO).

Se você tem parentes com diabetes, está acima do peso, tem vida sedentária e mais de 40 anos, é preciso se cuidar e mudar os hábitos, como manter alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Não custa nada retirar uma gota de sangue num teste rápido para saber o diagnóstico.Segundo o Ministério da Saúde a diabetes está entre as cinco principais causas de morte no Brasil. Ela é causada pela produção insuficiente ou resistência à insulina, hormônio que regular a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

Saiba quais são os tipos de Diabetes 

Diabetes tipo 1: doença crônica hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo. Ele se manifesta mais frequentemente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. O tratamento exige o uso diário de insulina para controlar a glicose no sangue. 

Diabetes tipo 2: ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao histórico familiar, idade superior aos 45 anos, sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão arterial e hábitos alimentares inadequados. 

Pré-diabetes: é quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um diabetes tipo 1 ou tipo 2. É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios.  

Diabetes gestacional: ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2.  

Sintomas 

Os principais sintomas da diabetes são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Dependendo do tipo, há sinais específicos. No caso do tipo 1, pode ocorrer perda de peso, fraqueza, mudanças de humor, náusea e vômito. Já no tipo 2, os sintomas também envolvem cicatrização demorada de feridas, visão embaçada e formigamento de pés e mãos.

Fonte: Ministério da Saúde