Vigilância Ambiental de Macapá começa mapear bairros para identificar áreas com maior infestação do Aedes aegypti

A Vigilância Ambiental de Macapá iniciou nesta terça-feira, 11, o 1° Ciclo do Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. É um mapeamento para identificar áreas com maior incidência de focos do mosquito nos bairros da capital. A vistoria acontece até o dia 20 de janeiro, pelo método de amostragem, que consiste em analisar os índices de infestação na coleta de possíveis focos em Macapá.

No total serão vistoriados 57 bairros da cidade. O trabalho está sendo realizado pelos agentes de endemias da Vigilância Ambiental, que trabalham com visitas e fiscalizações de porta em porta. No primeiro dia de levantamento as equipes percorreram os bairros Infraero 1, Amazonas, Coração e Fazendinha. O LIRAa é uma metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde. Durante o ano são realizados seis ciclos de visitas domiciliares e o primeiro tem duração de dois meses, em janeiro e fevereiro. O mapeamento indica também o risco de transmissão de dengue, que é uma doença viral. Além de ser uma referência para o planejamento e ações contínuas do controle do vetor Aedes.

O Subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, destaca a importância do LIRAa e pede a colaboração da população no processo de monitoramento. VEJA O VÍDEO.

Disk Mosquito
A população pode ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, solicitando a visita de um agente de endemias ou fazendo denúncia de logradouros abandonados. A Semsa disponibiliza o Disk-Mosquito, no 96 98813-3779. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Fonte: Ascom/PMM