VÍDEO: Barco naufraga na foz do Rio Oiapoque e cinco tripulantes são resgatados com vida
Uma embarcação naufragou com cinco pessoas por volta das 2h desta quarta-feira, 17, nas proximidades da foz do Rio Oiapoque, que limita a fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.
A Agência da Capitania dos Portos, em Oiapoque, informou que tomou conhecimento de um vídeo sobre o naufrágio, na tarde desta quarta-feira, 17, e que a partir das imagens, constatou que se tratava da embarcação “JR Pesca I”.
“A partir de então, pelas imagens, a Capitania buscou contato com o proprietário da embarcação naufragada, mas não teve êxito. Em seguida, identificou o despachante da embarcação, que em contato por telefone, informou que soube do ocorrido por terceiros e que os cinco tripulantes haviam sido socorridos”, disse a corporação.
A Capitania entrou em contato com o comandante do outro barco de pesca, o “Ocamul”, que confirmou que ele prestou socorro aos tripulantes e que todos estavam bem.
Os cinco ocupantes foram encontrados em cima da embarcação já praticamente submersa. O resgate foi feito por volta das 8h da manhã ainda de quarta.
As pessoas resgatadas são Cleideir Claudo dos Santos, José Maria Lisboa, Manoel Monteiro da Vera Cruz, Leonardo Ferreira Leal e um senhor conhecido como “Bucho” que era o encarregado da “JR Pesca I”.
O “Ocamul” com as pessoas socorridas tem previsão de atracar por volta de 14h desta quinta-feira, 18, em Oiapoque. A Capitania orientou o comandante a comparecer à Agência juntamente com sua tripulação e os cinco homens salvos para prestarem informações sobre o fato.
Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como “colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro”, pontuou a Agência Oiapoque.
“Por oportuno, aproveitamos a oportunidade para reiterar que a Marinha do Brasil preza pela vida humana e, por essa razão, mantém ininterruptamente o Serviço de Busca e Salvamento disponível nas águas jurisdicionais brasileiras”, concluiu.
Emergências marítimas ou fluviais podem ser comunicadas pelo telefone 185 para que a Marinha do Brasil possa atuar rapidamente na proteção da vida humana.
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que trabalhadores de outro barco fazem o resgate:
Foto e vídeo: Reprodução/Redes Sociais