Venezuelano considerado de alta periculosidade morre em intervenção policial em Santana

Um venezuelano de 27 anos identificado como José Luiz Castillo Jimenez, conhecido como “Venezuelano” ou “Cubano”, morreu por volta das 23h50 desta sexta-feira, 1º, durante uma intervenção policial no bairro Mutirão do Paraíso, em Santana.

De acordo com o boletim de ocorrência, o Grupo Tático Aéreo (GTA) trocou tiros com o suspeito na Avenida Coelho Neto e solicitou apoio da Companhia Especializada em Patrulhamento Motorizado (CERPM) do 4º BPM.

O GTA, com informações da inteligência da operação “Protetor” e da 2ª Delegacia de Polícia de Santana, foi alertado de que um indivíduo com mandado de prisão em aberto e portando uma arma de fogo estava circulando em via pública. As equipes rapidamente cercaram o local para tentar prendê-lo. Ao avistar a aproximação, o suspeito fugiu e se escondeu em um apartamento de uma vila de kitnets. Quando o GTA entrou no local, o homem, armado, fez disparos contra os policiais, que revidaram e o atingiram.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e confirmou o óbito no local. A operação também contou com o apoio da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e da Coordenadoria de Inteligência e Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Ciop/Sejusp).

José Luiz Castillo Jimenez tinha histórico de envolvimento em organização criminosa, ameaças a moradores da Ilha de Santana e da Ponte Portilho de Melo, além de tráfico de drogas. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto, por roubo e homicídio. “Era considerado de alta periculosidade e procurado em todo o estado. Em momentos anteriores, chegou a aterrorizar moradores de diversas localidades, entre elas Ilha de Santana, Remédios e Pedra Branca. O indivíduo já tinha passado pelo Iapen pelo crime de tráfico de drogas”, informou o capitão do GTA, Muller Bryan.

Materiais apreendidos:

  • Revólver Taurus calibre 32
  • 4 munições (3 intactas e 1 deflagrada)
  • Uma grande porção de substância semelhante à maconha
  • 3 celulares

Fotos: GTA/Divulgação