Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (13) em Macapá
Diariamente a Prefeitura de Macapá promove a vacinação contra a Covid-19 e nesta quinta-feira (13) o imunizante estará disponível em 22 pontos espalhados pela capital. Poderão se vacinar qualquer pessoa de 12 a 17 anos e o público geral acima dos 18 anos.
Nos locais de imunização também será ofertada a vacina tríplice viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo.
A aplicação das vacinas está condicionada a apresentação dos originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação. Para as pessoas com comorbidade, é necessário apresentar um laudo que comprove a sua condição.
Pontos de vacinação
Os dois imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Brasil Novo, BR-210, Novo Horizonte, Marcelo Cândia, Pedro Barros, Pedrinhas, Raimundo Hozanan, Pe Raul Matte, Leozildo Fontoura, São Pedro, Rosa Moita, Lélio Silva, Marabaixo, Cidade Nova, Pacoval e Perpétuo Socorro. Todos estes locais funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Drives-thru e pontos extras
Também será possível encontrar as vacinas nos pontos de drive-thru localizados na Praça Floriano Peixoto, Zerão e Curiaú. Além destes locais, a Prefeitura de Macapá disponibilizará pontos de vacinação no Amapá Garden Shopping, Macapá Shopping e Villa Nova Shopping. Estes pontos funcionarão das 9h às 15h.
Públicos atendidos contra Covid-19
1ª dose: adolescentes de 12 a 17 anos, público em geral de 18 anos ou mais;
2ª dose de Pfizer para quem iniciou o ciclo há 21 dias;
2ª dose de Astrazeneca para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas;
2ª dose de CoronaVac para quem está no período de recebimento e
3ª dose: público em geral de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.
Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19
1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é de 21 dias para público em geral e pessoas imunossuprimidas, entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca segue sendo aplicada com oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.
2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.
O público que receberá a 2ª dose deverá apresentar a carteira de vacinação com indicação da aplicação da primeira dose. Já o público apto a aplicação da 3ª dose do imunizante deverá ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.
Dose de reforço da Janssen
A Secretaria Municipal de Saúde informa que ainda não haverá aplicação da dose de reforço com a vacina Janssen.
O município aguarda a chegada de uma nova remessa do imunizante para a retomada estratégica da vacinação deste público.
Texto: Ascom/PMM