UBS’s Lélio Silva e Congós retomam fluxo de atendimento normal

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa mudança no fluxo de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Congós a partir desta quarta-feira (2). Localizada na zona sul da capital, a UBS volta a atender as demandas de pacientes da atenção primária. A medida permite a readequação dos serviços voltados à promoção e prevenção da saúde.

A UBS Congós chegou a atender urgência e emergência por um período, em virtude do cenário de pandemia, quando a UBS Lélio Silva passou receber pacientes com Covid-19. Com o novo fluxo, será possível ampliar a oferta de consultas pediátricas, ginecologistas e obstetras.

“Não podemos misturar o fluxo de pronto atendimento com áreas de ambulatório. Precisamos dar atenção às crianças e gestantes do Congós com os especialistas e exames de imagem”, explica a secretária municipal de Saúde, Érica Aymoré.

Com a mudança, a unidade Lélio Silva volta a ser referência para atendimentos de urgência e emergência na região. O horário de consulta na UBS Congós será de 8h às 18h. Já na unidade Lélio Silva o atendimento permanece 24h.

“Com o retorno do serviço da Atenção básica na UBS Congós, os pacientes daquela região não ficarão desassistidos, caso precisem do atendimento de emergência temos a unidade Lélio Silva que passa a ser referenciada para os moradores. A alteração é necessária, visto a baixa procura no período diurno por parte da população”, ressalta a gestora.

A UBS Congós passou a atender as demandas de urgência e emergência em julho do ano passado, com a finalidade de reduzir o fluxo em outras unidades.

Serviço
Novo horário de atendimento a partir de 2 de março:

  • UBS Congós: 8h às 18h.
  • Unidade Lélio Silva passa atender as demandas de urgência e emergência da UBS Congós e entorno, com atendimento 24h.

Texto e foto: Ascom/PMM