UBS referência para Covid-19 em Macapá registra longa fila para realização de testagem

A noite desta quarta-feira, 19, foi com longas filas na UBS Marcelo Cândia, na zona norte de Macapá. Por causa do surto de gripe e de Covid-19 muita gente procurou a unidade básica de saúde para fazer testagem. Não faltou reclamação de filas e demora no atendimento.

“É importante a Prefeitura de Macapá colocar mais postos de testagem para atender as demandas. Hoje tentei fazer teste rápido tive que enfrentar uma fila enorme. Muita gente. Só agora por volta da 22h desta quarta-feira, mais de 300 pessoas estavam na fila. Gente que estava aqui desde o início da tarde” desabafou um dos usuários.

Desde esta quarta-feira, 19, que a UBS Marcelo Cândia passou a atender exclusivamente pacientes sintomáticos para a Covid-19. A ampliação do atendimento foi para evitar filas e reduzir o tempo de espera no Centro Covid Santa Inês.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que parte dos casos estão relacionados a sintomas gripais, e que para esses casos a orientação é a busca por atendimento em outras unidades, evitando aglomeração e proliferação do vírus. Para os sintomas gripais, a prefeitura vem disponibilizando as UBSs Perpétuo Socorro, Marabaixo, Lélio Silva e Fazendinha com atendimento de Urgência e Emergência para esses casos.  

A Semsa informou ainda que disponiliza duas Unidades de referência para atendimento de pacientes sintomáticos da Covid-19. Unidade Covid Santa Inês e Marcelo Cândia e que a partir desta sexta-feira (21) a UBS Marabaixo também será ponto de referência para esses pacientes.