TSE disponibiliza simulador que ajuda eleitor a treinar voto na urna eletrônica; saiba como

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu site oficial um simulador de voto com nomes fictícios de candidatos e partidos para treinar o cidadão para o momento da votação.

Além de demonstrar o funcionamento da urna eletrônica, o simulador exibe a ordem de votação para o pleito deste ano, no qual serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Acesse o simulador de voto aqui

Criada para as Eleições de 2014, a ferramenta auxilia os eleitores a se familiarizarem com a urna, incentivando a participação na votação e ajudando a evitar confusões ou esquecimentos dos números.

A página oferece explicações em áudio, texto, Libras e diversas opções de acessibilidade para auxiliar todos os eleitores no momento da votação.

Ordem de votação

De acordo com a Resolução TSE nº 23.736/2024, a pessoa irá votar, primeiramente, para vereadora ou vereador e, em seguida, para prefeita ou prefeito. Ou seja: o primeiro número a ser digitado é o do cargo de vereador e, em seguida, o número correspondente ao cargo de prefeito.  

Número para vereador

São cinco os dígitos do número de vereador. Os dois primeiros correspondem ao número do partido político e os três seguintes identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Assim, se a pessoa quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, basta apertar o botão “CONFIRMA”. 

Número para prefeito 

O número de prefeito é formado por dois dígitos. Quando for votar, confira a foto e o nome do candidato e do vice, o número e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, clique em “CORRIGE” e reinicie o voto. 

Caso as informações conferidas estejam todas corretas, clique no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna eletrônica, a palavra “FIM”. 

Leve sua colinha

A legislação eleitoral permite o uso da colinha pelo eleitor no dia da votação. Assim, a pessoa pode levar à cabine uma anotação dos números em um papel. 

A colinha serve para ajudar a pessoa a não errar ou a não se esquecer dos números das candidatas e dos candidatos na votação. 

Com informações do TSE