Três academias são interditadas e uma multada em operação do Procon e CREF em Macapá
Nesta terça-feira, 21, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF) realizaram uma operação de fiscalização nas academias de ginásticas de Macapá.
O objetivo é verificar se os estabelecimentos atendem aos requisitos básicos para funcionamento, como possuir estrutura física adequada para a prática dos exercícios, se mantém as condições de higiene exigidas e se os profissionais de educação física são habilitados ou registrados no CREF.
Além disso, a operação também verificou o prazo de validade dos produtos e se as informações são claras, corretas e precisas.
“Realizamos um trabalho prévio para seguir um planejamento, com o objetivo de obter o melhor resultado possível e possibilitar que o consumidor se sinta seguro ao procurar um local para fazer atividade física”, destacou Lana Silva, chefe de fiscalização do Procon-AP.
Das cinco academias fiscalizadas, três foram interditadas e uma multada por exercício ilegal da profissão. Para as empresas que apresentaram irregularidades, será feito o procedimento administrativo e o proprietário terá prazo para apresentar defesa.
“Fazemos o trabalho em parceria com o Procon, com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para saber a legalidade do estabelecimento, se ele tem responsável técnico (RT) e se o profissional de educação física é registrado para prestar melhor auxílio à população amapaense”, disse Miguel Santos, coordenador da Seccional Macapá do CREF.
Fotos: Márcia do Carmo/GEA