TRE-AP faz reunião com CTMac para garantir que toda frota de ônibus esteja nas ruas no dia das eleições; ‘no pleito de 2022, redução gerou denúncias e pedido de prisão empresários’
Na tarde de segunda-feira, 9, o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, e a diretora-presidente da Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac),Patrícia Almeida, estiveram reunidos para discutir a logística de transporte público durante as eleições deste ano. O objetivo é assegurar que toda a frota de ônibus da capital esteja em operação no dia 6 de outubro.
“A Justiça Eleitoral está comprometida em garantir que o eleitor tenha todas as condições necessárias para participar deste importante processo democrático. Disponibilizar o transporte público em sua totalidade no dia da eleição é uma dessas medidas, e contamos com o apoio da CTMAC para que isso ocorra de forma eficiente e segura”, destacou o desembargador Carmo Antônio de Souza.
Nas eleições de 2022, a Corregedoria Eleitoral verificou paradas de ônibus lotadas devido à redução da frota, o que gerou diversas denúncias e pedido de prisão de empresários responsáveis pela diminuição do serviço.
A diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida, assegurou que, além de garantir a frota completa, os colaboradores da Justiça Eleitoral e mesários devidamente identificados terão acesso ao transporte gratuito. Ela reafirmou o empenho em oferecer um serviço de qualidade para facilitar o deslocamento dos eleitores.
No dia das eleições, estará em vigor a tarifa social, com cobrança de metade do valor usual, além das gratuidades garantidas por lei para pessoas com deficiência, autistas e idosos.
Foto: Arquivo/PMM