TRE-AP descarta mais de 700 urnas eletrônicas antigas
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realiza nesta terça-feira, 30, o descarte ecológico de 734 urnas eletrônicas antigas. Os dispositivos são do modelo de 2009 e estão desativadas na Justiça Eleitoral.
O material será enviado para a NGB Recuperação e Comércio de Metais Eireli, empresa especializada em reciclagem, contratada por meio de processo licitatório conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A empresa deve seguir rigoroso protocolo de segurança durante o transporte, incluindo o lacre dos caminhões, para garantir a integridade das urnas até a chegada ao destino.
A vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos. Após esse período, elas são descartadas e recicladas. Essa medida reflete uma preocupação da Justiça Eleitoral em reduzir significativamente o impacto ambiental.
O presidente do TRE, desembargador João Lages, fará o acompanhamento do processo de descarte, marcado para às 14h30, na Cartório da 10° Zona Eleitoral, no bairro Infraero, zona norte de Macapá
Parque de urnas renovado
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá recebeu 1.332 novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022, para as Eleições Municipais de 2024. A previsão é de que os novos equipamentos substituam os antigos, de 2009, 2010 e 2011, que já atingiram o ciclo de vida útil.
Com a nova remessa, a Justiça Eleitoral passa a operar os modelos 2020 e 2022 no pleito deste ano. Os dispositivos de 2015 serão transferidos para o TRE do Pará, e os datados de 2013, para outro Tribunal Regional.
Com a renovação do parque de urnas, o Amapá tem à disposição 2.150 urnas eletrônicas.
Foto: TRE/Divulgação