TRE-AP alerta sobre e-mail falso de convocação de mesários que pede atualização de dados cadastrais

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) alertou que golpistas estão enviando e-mails falsos de convocação de mesários, solicitando uma falsa atualização de dados cadastrais. Os e-mails fraudulentos possuem títulos como “[Aviso Eleições] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO – ELEIÇÕES 2024”.

Esses e-mails direcionam a pessoa a acessar o site “tse-jus-br-2024.online” para uma suposta atualização de informações. O TRE-AP esclarece que esses e-mails não são enviados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nem pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e o site mencionado não pertence à Justiça Eleitoral.

A nomeação de mesários é feita por edital publicado pela juíza ou juiz da zona eleitoral, podendo também ocorrer por e-mail, WhatsApp ou carta. No entanto, não é necessário atualizar dados cadastrais, pois essas informações já fazem parte do cadastro eleitoral.

Para confirmar a convocação, é importante entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral onde está inscrito. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores não forneçam informações pessoais em links suspeitos ou sites compartilhados por redes sociais, e-mails ou aplicativos de mensagens.

Links úteis:

Foto: Ascom/TRE-AP