Temporal destelha casas e derruba árvores no Pacoval, em Macapá
Fortes chuvas e rajadas de vento na madrugada deste domingo (10), causaram vários danos como destelhamento de casas, queda de árvores, e rompimento de fio de alta-tensão no bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá. Cerca de 100 famílias foram atingidas pelo temporal, mas não há registro de pessoas feridas.
Em nota, a prefeitura informou que vem prestando toda assistência necessária às vítimas.
Veja nota na íntegra
“A Prefeitura de Macapá informa que está prestando atendimento aos moradores do bairro Pacoval, na zona norte da cidade, que foram afetados pelas fortes chuvas e rajadas de vento na madrugada deste domingo (10), causando vários danos como destelhamento de casas, queda de árvores, e rompimento de fio de alta-tensão.
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão com equipes auxiliando às vítimas e avaliando as principais necessidades. Aproximadamente 100 famílias foram atingidas pelo temporal, mas não há registro de pessoas feridas. Na manhã deste domingo, a Prefeitura segue trabalhando intensamente desde o fim do temporal, disponibilizando doação de colchões, cestas básicas e aluguel social. A Zeladoria Urbana fará a limpeza e retirada dos entulhos nas calçadas e vias”.
Segundo a meteorologia, o final de período chuvoso é marcado por chuvas fortes e em áreas muito localizadas, como aconteceu no Pacoval. “O período chuvoso tem duração de 8 meses, de dezembro a julho. O mês de julho é o último mês de chuvas e concentra média próximo dos 200 mm mensais. O que marca o final do período de chuvas são exatamente as pancadas rápidas, fortes e em áreas muito localizadas. Mês de agosto também apresenta chuvas, contudo, abaixo de 60 mm mensais , o que caracteriza o período de estiagem” , explicou o meteorologista Jeffeson Vilhena.
Vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o rastro que o temporal deixou no bairro. VEJA.