Técnicos do Ministério da Saúde estão no AP avaliando impactos causados pela seca e queimadas

Técnicos da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde do Ministério da Saúde (MS) estão no Amapá avaliando as condições das populações afetadas pela seca e queimadas. A equipe irá produzir um diagnóstico para orientar as ações estratégicas que o MS adotará, visando atender às necessidades identificadas e melhorar a saúde pública. A iniciativa conta com o apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do estado.

O município de Tartarugalzinho, na Região Central, será o primeiro a ser avaliado. Em outubro de 2023, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência no local, onde a população enfrentou falta de água potável e doenças respiratórias decorrentes das queimadas.

Foto: Maksuel Martins/GEA

“O processo de escuta com as comunidades será muito importante para a elaboração do nosso plano de respostas. Ouvindo a população teremos referências reais do cenário que cada município apresenta e quais as principais necessidades”, destacou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

As ações da equipe, que seguem até sexta-feira, 25, incluem o monitoramento de doenças de veiculação hídrica, fortalecimento da vigilância epidemiológica, assistência às doenças respiratórias agravadas pela fumaça e abordagens voltadas à vulnerabilidade nutricional em áreas urbanas, indígenas e ribeirinhas.

“O Amapá é o sexto estado a receber nossa equipe. Vamos trabalhar em conjunto para mapear os pontos críticos e, junto à SVS, elaborar um plano de respostas rápidas, minimizando os impactos sobre a população”, afirmou Edenilo Barreira, diretor do Departamento de Emergência e Saúde Pública do MS.

O Ministério da Saúde já atuou em outros quatro estados da região Norte, como Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins, com Acre e Amazonas declarando emergência em saúde após essas visitas.

Foto de capa: Mônica Silva/SVS