Tartarugalzinho registra chuva de granizo; veja o que diz a meteorologia
Uma chuva de granizo que caiu no município de Tartarugalzinho surpreendeu os moradores da região, que enfrentam hoje uma forte estiagem. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma moradora impressionada com as pedras de gelo na mão. (confira abaixo)
Segundo o Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), o granizo se forma dentro de nuvens chamadas de cúmulo-nimbos. Com o contraste de temperatura, que é abaixo abaixo de zero, as gotas de água que se acumulam nessas nuvens e congelam.
“Essas linhas de instabilidade quando se formam, as chuvas nelas são muito altas, que são chamados de cumulonimbus, e devido às fortes rajadas de ventos dentro delas, acabam levantando bastante essas gotículas de água, que ao alcançarem temperaturas muito baixas de até menos 60ºC, podem causar os granizos como o que ocorreu numa comunidade em Tartarugalzinho. Não ocorre muito, mas é comum acontecer. Já tivemos registros assim em Serra do Navio e Pedra Branca”, destacou Jefferson Vilhena, meteorologista.
Acompanhe a entrevista do meteorologista Jefferson Vilhena:
Foto: Reprodução/Redes Sociais