Tarifa Social: CEA Equatorial orienta famílias de baixa renda sobre benefício
Um levantamento feito pela CEA Equatorial aponta que mais de 12 mil pessoas no Amapá têm direito à Tarifa Social, porém estão com o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado. Em decorrência disso, os pedidos de cadastro são reprovados.
“Quem possui NIS deve fazer o recadastramento obrigatório a cada dois anos. Se o cliente faz o pedido de inscrição na Tarifa Social com o NIS desatualizado, quando as informações forem validadas com o banco de dados do Ministério da Cidadania, o benefício será negado. Nessa situação, o cidadão é orientado a procurar o atendimento da prefeitura ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a atualização cadastral”, destacou Geaneide Vilhena, executiva de comunidade da empresa.
Segundo a CEA, o critério da renda é outra causa recorrente para reprovação das solicitações. Além do NIS atualizado, o cliente também precisa se enquadrar dentro da renda exigida pelo Governo Federal, que é de meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa.
O programa Tarifa Social concede descontos de até 100% na fatura de energia para famílias de baixa renda.
Como é calculado o desconto
Após o cadastro aprovado, é feito o cálculo do desconto com base no consumo mensal de energia elétrica. Famílias com o consumo de até 30kWh, têm 65% de desconto; quem consome de 31kWh a 100kWh tem direito a 40%, já os que consomem entre 101kWh a 220kWh o desconto é de 10%. Indígenas e quilombolas que consomem até 50kWh/mês têm isenção de 100%.
“É muito importante estar atento ao consumo de energia, pois caso ultrapassado a quantidade permitida pela Tarifa Social, o titular da conta não recebe o desconto em sua fatura”, disse Geaneide Vilhena
Como fazer o cadastro
Quem ainda não é inscrito na Tarifa Social pode fazer a solicitação do benefício através da Central de Atendimento 0800 096 0196, com a assistente virtual Clara, por mensagem de texto no WhatsApp (96) 3082-2949 ou na Agência Virtual do site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br.
É preciso verificar se todas as informações foram repassadas corretamente, como o NIS ou nome do beneficiário, por exemplo.
Documentos
- Nome completo e número de Identificação Social (NIS) do titular;
- RG e CPF;
- Caso possua o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social – BPC, informar o número do benefício;
- Informar o número da conta contrato do imóvel;
Foto: CEA/Divulgação