‘Tarifa energética no AP não será reajustada’, afirma ministro Alexandre Silveira durante a COP

O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu nesta quarta-feira, 6, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante a COP 28, para tratar sobre o reajuste de 44,41% da tarifa de energia elétrica no Estado.

Na segunda-feira, 4, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou a liminar concedida pela Justiça Federal que suspendia o aumento previsto para o próximo dia 13 de dezembro.

“Estou acompanhando as informações de tudo o que acontece no Amapá. Eu sei que as pessoas estão preocupadas com a tarifa de energia elétrica. Conversei com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energias, que me garantiu mais uma vez que o Governo Federal, o próprio presidente Lula e ele, como ministro, estão editando uma proposta que vão nos apresentar em relação ao reajuste, ou seja, o ministério vai apresentar uma solução para que o reajuste não aconteça”, destacou Clécio Luís.

Uma das soluções apresentadas ao Governo do Federal é a edição de uma Medida Provisória (MP) emergencial, que, de forma imediata, suspenda qualquer reajuste e inicie a adoção de um novo modelo de regulação da tarifa de energia elétrica no país.

“O que estabeleceu esse reajuste tão absurdo, é um modelo de recuperação do setor elétrico no Brasil, por causa do empréstimo feito pelo sistema nacional, daquela crise hídrica no Sudeste e até a conta da pandemia da Covid, itens desse reajuste, que não diz respeito a nós e não podemos aceitar. Conversei com o ministro Alexandre Silveira, que afirmou que o reajuste não vai acontecer, de uma forma ou de outra, não vai”, concluiu.

Foto: Governo do Amapá/Divulgação