SVS realiza varredura vacinal e testagem para conter casos Covid-19 e malária em Calçoene

O Governo do Amapá realiza uma ação para conter os casos de covid-19 e de malária no município de Calçoene, no norte do estado. O trabalho é executado por equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e conta com ações de testagem, planejamento, varredura vacinal e monitoramento. De 14 a 20 de novembro, o município registrou a média de 5 casos de covid-19 por dia. Três semanas depois, esse números aumentou para 74 casos diários. Em dezembro, foram registrados dois óbitos por covid-19 na cidade. A cobertura vacinal para o novo coronavirus no município é de 61% para primeira dose e 35% para o esquema vacinal completo.“Deslocamos de imediato equipes para auxiliar na orientação do município e estabelecer um plano de ação para conter os casos”, afirmou Dorinaldo Malafaia, superitendente da SVS.

Varredura Vacinal

Uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado, com apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), é a execução da varredura vacinal, que consiste na busca ativa de pessoas não vacinadas e imunização nas ruas e de casa em casa nos municípios.Em Calcoene, desde o dia 1 de dezembro a varredura está nas ruas e já alcançou mais de 600 pessoas, está ação se encerra no próximo domingo, 12.

Casos de Malária

Além de atender moradores da sede do município, as equipes se deslocaram até o Distrito de Lourenço para auxiliar o município no combate aos casos de malária.Até dia 9 de dezembro, foram registrados 496 casos da doença em Calçoene, 463 no Lourenço – 93% dos casos nesta região. O Lourenço é uma região de garimpo, que historicamente é atingida por altos índices de casos de malária.

Texto: Ascom/ Gea