SVS inicia varredura vacinal contra sarampo e febre amarela em Oiapoque
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) iniciou nesta segunda-feira, 7, uma nova varredura vacinal de casa em casa contra o sarampo e a febre amarela no município de Oiapoque, no Norte do Amapá. A campanha, com duração prevista de sete dias, tem como objetivo proteger a população contra essas doenças e evitar a reintrodução dos vírus na região.
A vacina contra o sarampo é indicada para crianças de 0 a 5 anos em duas doses. Adultos de até 29 anos também devem receber duas doses, enquanto pessoas acima dessa faixa etária precisam de apenas uma dose. Já a vacina contra a febre amarela será aplicada em crianças menores de 5 anos e em adultos.
Após a ação em Oiapoque, a mobilização será estendida para outros municípios do estado.
“A varredura vacinal é uma ação de saúde que busca identificar in loco as pessoas, principalmente crianças que não estejam vacinadas, levando atendimento também às áreas de difícil acesso, como comunidades rurais e áreas ribeirinhas”, explicou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Para a realização da campanha, o Governo do Estado disponibilizou aos municípios três mil doses da vacina contra a febre amarela, três mil da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e três mil da tetra viral, que também protege contra a catapora.
Foto: Ascom/SVS