SVS detecta tripulantes estrangeiros com Covid-19 em embarcação no Amapá; é o 3º navio este ano
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) testou, nesta quarta-feira, 29, 16 tripulantes de um navio com bandeira das Ilhas Marshall, país da Oceania, que está fundeado no Rio Amazonas, em frente à cidade de Macapá. Dos 16 tripulantes com nacionalidades da Ucrânia, Geórgia e Síria, quatro testaram positivo, outro já havia sido confirmado com a doença, totalizando cinco pessoas com o novo coronavírus.
Um dos tripulantes diagnosticados com Covid-19 teve o quadro clínico agravado por outro problema médico e foi encaminhado para um hospital da rede privada. A quarentena foi iniciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 27 de junho.
“Com exceção do primeiro caso notificado, que precisou de hospitalização, os demais tripulantes que testaram positivo para a doença seguem com sintomas leves e estão isolados no navio”, explicou a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Solange Sacramento.
Além deste navio atual, outro navio de origem estrangeira segue em quarentena no estado. Notificado no dia 13 de junho, a embarcação com bandeira da Libéria passou por nova testagem, onde foram identificados 6 casos positivos para a covid-19, sendo necessária a continuidade do isolamento em quarentena.
(Ascom/Gea)