Suspeito apontado como líder de organização criminosa morre em confronto com a polícia em Santana
Um homem de 29 anos, identificado como Charles Lopes dos Santos, apontado como líder de uma organização criminosa, morreu em confronto com policiais durante a Operação Protetor, na manhã desta terça-feira, 31, no bairro Novo Horizonte, no município de Santana.
A ação integrada contou com a participação do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Companhia de Radiopatrulha do 4º Batalhão da Polícia Militar (CERPM/4º BPM), da 1ª Delegacia de Polícia de Santana e da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp).
De acordo com informações da inteligência policial, o suspeito estava em uma batedeira de açaí, armado. As equipes se deslocaram ao local, montaram um cerco, e, ao perceber a presença dos policiais, ele reagiu atirando. No revide, Charles foi atingido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local.
Charles cumpria pena no regime semiaberto e, segundo a polícia, era responsável por coordenar as atividades criminosas, como tráfico de drogas e execuções de rivais, além de impor o “código de silêncio” nos bairros Remédios 1 e 2, onde agia com violência e ameaças.
“Esse indivíduo era amplamente conhecido nos meios policiais. Ele liderava atividades criminosas em Santana, impondo a lei do silêncio e ameaçando moradores. Além disso, comandava o tráfico de drogas e ordenava execuções. Hoje, ele confrontou nossas equipes e não resistiu”, afirmou o capitão do GTA, Muller Bryan.
Durante a operação, os policiais apreenderam uma pistola que estava em posse do suspeito.
Fotos: GTA/Divulgação