Startup Frete Conecta representará o Amapá no Grand Prix Senai de Inovação
Na quarta-feira, 24, aconteceu a edição 2024 do DemoDay, iniciativa que faz parte do Programa Inova SENAI no Meio do Mundo – Etapa Estadual.
Nesse dia, quatro startups amapaenses apresentaram projetos que impactam diretamente as áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia circular e sustentabilidade, automação industrial e biotecnologia. O projeto selecionado representará o Amapá no Grand Prix SENAI de Inovação, que acontece nacionalmente.
As propostas foram apresentadas a uma banca avaliadora formada por empresários que trabalham diretamente com projetos de inovação. Eles foram responsáveis por analisar as ideias com base em critérios como impacto social, econômico, financeiro e ambiental, além de inovação e criatividade.
O projeto que representará o SENAI Amapá na etapa nacional é voltado a simplificar a contratação de frete, ligando o motorista autônomo ao cliente que precisa de transporte por meio de um aplicativo para smartphone.
O representante da startup Frete Conecta, Alecsandro Vieira, explica que a proposta surgiu a partir de uma necessidade pessoal, que se deu em função da contratação de frete para fazer uma mudança. “Durante esse processo percebemos que existia essa demanda para o mercado e, em função disso, resolvemos investir nesta ideia”, conta.
Alecsandro diz que está feliz com a premiação e destaca que, a partir desse momento, a equipe de trabalho vai aprimorar a ideia para a competição nacional. “Ouvimos com atenção as considerações da banca e vamos mostrar que a nossa ideia é viável e que, a partir dela, é possível gerar renda”, completa.
De acordo com o coordenador de Tecnologias Educacionais do SENAI Amapá, Denerson Carvalho, a proposta está alinhada aos objetivos da instituição, que também passa pela criação de ideias inovadoras e pela utilização de insumos locais. “A nossa expectativa é que o projeto possa mostrar nacionalmente a atividade, o trabalho que realizamos e, também, a nossa capacidade de criar ideias inovadoras para que possam conseguir investimentos a fim de levar o projeto adiante”, destaca.
Por Ascom Sesi/Senai