SOS Rio Grande do Sul: governo reativa canal via PIX para receber doações; veja como ajudar
Diante da situação de calamidade pública, o governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações via PIX para centralizar a ajuda financeira às vítimas das enchentes.
Qualquer valor pode ser doado para a iniciativa. A chave PIX é o CNPJ: 92.958.800/0001-38, mas atenção: quando realizar a operação, confirme se o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Os recursos arrecadados serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas pela tragédia.
Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança ao doador e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação passará por auditoria e fiscalização do poder público.
Ajuda do Amapá
O Governo do Amapá montou uma equipe formada por especialistas em busca e resgate em áreas inundadas e de deslizamento para atuar na emergência enfrentada pelo Rio Grande do Sul (RS). Ao todo 16 profissionais, militares do Corpo de Bombeiros, além de insumos, equipamentos e quatro viaturas, poderão ser enviados para o extremo Sul do Brasil.
A mobilização nacional é coordenada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). No caso do Amapá, já estão de prontidão mergulhadores de resgate e salvamento aquático, além de especialistas em salvamentos terrestres, inundações e deslizamentos.
A Prefeitura de Macapá também anunciou neste sábado, 4, o envio de Guardas Municipais da Defesa Civil para o Rio Grande do Sul.
Os profissionais possuem as seguintes especialidades: enfermeiro especialista em Urgência e Emergência; enfermeiro aeroespacial; especialista em resgate e transporte aeromédico; enfermeiro intensivista; instrutor de Resgate em Áreas Remotas e socorrista.
As equipes apoiarão outras entidades locais e as vítimas das enchentes que afetaram 300 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil do RS, são 9.581 desabrigados e mais de 32.640 desalojados.
Foto: Lauro Alves/Ascom Governo do Rio Grande do sul