SOS Rio Grande do Sul: após quase dois meses, última equipe de militares retorna ao AP

A última equipe de oito militares do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil enviados ao Rio Grande do Sul para atuar em ações de assistência e apoio humanitário na região, retornou nesta segunda-feira, 24, ao estado. A missão encerra depois de 51 dias de trabalho.

Foram enviados 23 especialistas em resgate, salvamento e mapeamento de áreas de risco para ajudar a população gaúcha. A força-tarefa do Amapá atuou em 62 dos quase 500 municípios afetados pelas enchentes.

“Por quase dois meses, nós atuamos na busca e resgate nas regiões mais atingidas pelas enxurradas, inclusive, com militares da Defesa Civil. Conseguimos prestar assistência técnica para vários municípios, coordenando e facilitando o acesso a recursos e também auxiliando na sala de situação da 8ª Região”, destacou o capitão Telfran Gomes, um dos comandantes da missão no Sul do país.

Além dos militares, cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao sul do país para auxiliar nas operações.

Segundo o coronel Frederico Medeiros do CBM, mesmo com a missão encerrada, o apoio continua ao RS continua.

“Apesar do retorno das equipes, seguimos auxiliando o Rio Grande do Sul na construção dos planos de trabalho para recuperação das áreas alagadas e, caso necessário, estamos prontos para retornar e ajudar no que for preciso”, disse.

Fotos: Israel Cardoso/GEA