‘Shamar’: operação para combater crimes contra mulher é deflagrada no Amapá
Forças da Segurança Pública do Amapá participam de uma operação nacional deflagrada nesta segunda-feira, 21, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes de violência contra a mulher.
A operação, que segue até o dia 15 de setembro, foi batizada de “Shamar”, que em hebraico significa cuidar, proteger.
Entre as ações estão o levantamento dos boletins de ocorrências, verificação de denúncias, cumprimento de medidas protetivas, além de análise de procedimentos nas delegacias para dar vazão às demandas reprimidas.
No Amapá, a ação está sendo coordenada pela Delegacia de Crimes Contra Mulher (DCCM) de Macapá em conjunto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio da Polícia Militar (PM), Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm), Poder Judiciário e Guarda Municipal de Macapá.
“Estaremos com o efetivo total da Delegacia da Mulher empenhado nessa operação. O papel para a redução da violência doméstica não é só da segurança pública de uma maneira geral, a preocupação tem que ser de todos nós cidadãos”, destacou Marina Guimarães, titular da DCCM.
No primeiro dia da “Shamar”, um homem, de 55 anos, foi preso em flagrante pela prática dos crimes de injúria e lesão corporal no contexto da violência doméstica. De acordo com o delegado Nicolas Bastos, a vítima é a companheira dele, de 23 anos.
“O acusado se irritou e passou a agredir a vítima na madrugada. Em seguida, a vítima saiu e deixou seus filhos, de 2 e 7 anos de idade, sob os cuidados de uma vizinha. O acusado registrou um boletim de ocorrência afirmando que a companheira teria abandonado as crianças. Horas depois, ele mostrou o boletim de ocorrência à vítima, a xingou e tentou agredi-la com uma faca. A vítima também se armou com uma faca e conseguiu repelir a agressão, tendo acertado um golpe no braço do acusado. A vítima, que ficou com lesões no nariz e nos braços, ligou para o Ciodes para denunciar o ocorrido e o acusado foi preso em flagrante em sua residência”, disse o delegado.
O homem preso será encaminhado à audiência de custódia.
Essa é a segunda operação este ano que visa a defesa das mulheres. A primeira intitulada “Átria” foi realizada em fevereiro deste ano.
“Neste mês em que se comemora os 17 anos da Lei Maria da Penha, estamos com a operação Shamar que trabalhará de maneira integrada com todas as entidades de segurança do estado e dos municípios, com o objetivo principal de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância de combater e denunciar estes casos para mudar a realidade que vivenciamos hoje”, frisou José Neto, secretário da Segurança Pública.
Fotos: Polícia Civil/Divulgação