Sexta-feira Santa e Tiradentes: veja como fica o horário de funcionamento de comércio e serviços durante os feriados no AP

Comércio, bancos e órgãos públicos terão horário de funcionamento alterado por conta dos feriados da Sexta-feira Santa, 18, e de Tiradentes na segunda-feira, 21.

Repartições públicas

Não haverá expediente nas repartições públicas na sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21. Apenas serviços essenciais, como saúde e segurança, estarão funcionando

Agências bancárias

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira, 18, e na segunda-feira, 21. O expediente ao público volta ao normal na terça, 22.

INSS

Foto: Previdência Social/Divulgação

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também não abrirão na sexta, 18, e na segunda-feira, 21. Nesses dias, também não haverá o atendimento humano da Central Telefônica 135. Esse atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h, ocorrendo normalmente neste sábado, 19. Já o atendimento eletrônico é realizado 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Comércio

Na sexta-feira Santa, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio) informou que não funcionarão os segmentos de varejo de gêneros alimentícios, varejo de materiais de construção, elétrico e hidráulico, atacado de gêneros alimentícios, representantes comerciais, lojistas, varejista de móveis e eletrodomésticos, varejista de calçados e de materiais de escritório e papelaria.

No Dia de Tiradentes, o Centro Comercial funcionará nos seguintes horários: Varejo de gêneros alimentícios, das 7h às 0h. Segmentos de varejo de calçados, lojistas, materiais de escritório e papelaria, móveis, eletrodomésticos e representantes, das 8h às 18h. Atacado de gêneros alimentícios abre das 8h às 13h. Varejo de materiais de construção elétrico e hidráulico, das 8h às 15h.

Com relação aos setores de hospedagem, alimentação e entretenimento, a Fecomércio informou que as atividades econômicas de bares, restaurantes e similares poderão funcionar em regime de 24 horas.

Shoppings

Na Sexta-feira Santa, funcionará somente praça de alimentação e cinema, conforme programação, das 12h às 22h.

No feriado de Tiradentes, categorias de lojistas, varejo de calçados, móveis, eletrodomésticos e materiais de escritório e papelaria funcionam de 12h às 22h.

Shopping Popular de Macapá

O espaço não terá horário especial durante a Semana Santa e o feriado de Tiradentes. O atendimento ao público será das 9h às 18h.

Mercado Central de Macapá

O Mercado Central não funcionará na Sexta-feira Santa e no domingo de Páscoa. No feriado de Tiradentes, 21, o funcionamento será normal.

Bioparque da Amazônia

Foto: Arquivo/PMM

O Bioparque funcionará normalmente de 18 a 20 de abril, recebendo o público das 9h às 17h, com encerramento da bilheteria às 16h30. No feriado de Tiradentes, 21, o espaço estará fechado.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Buritizal, o Instituto Macapaense de Pediatria (IMPE) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Perpétuo Socorro manterão o atendimento 24 horas. Já as UBSs Marabaixo, Marcelo Cândia e Pedro Barros funcionarão das 7h à 1h da manhã. Todas as unidades funcionarão normalmente durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes.

Conselhos Tutelares de Macapá

Nos dias 18 e 21 de abril, os Conselhos Tutelares seguirão em regime de plantão, com funcionamento 24 horas.

Zeladoria Urbana

A coleta de lixo não será interrompida durante os feriados.

Foto de capa: Iago Fonseca/GEA