Sesi Amapá oferta bolsas de estudo para o Novo Ensino Médio em Santana
O Serviço Social da Indústria do Amapá ( Sesi) está ofertando 60 bolsas de estudo para o Novo Ensino Médio em Santana, município distante a 15 quilômetros de Macapá. O edital que rege o processo está disponível em http://www.ap.sesi.org.br e a inscrição deve ser realizada até 13 de janeiro, em duas etapas. Após preencher os dados no site, disponível na aba Vestibulinho, o candidato deve enviar os documentos exigidos, digitalizados, pelo e-mail vestibulinho.escola@ap.sesi.org.br, ou, pelo WhatsApp (96) 98414-0132.
Podem participar jovens do município de Santana, que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e tenham até 17 anos completos. O concurso oferece bolsas integrais para o Novo Ensino Médio, com itinerário de formação técnica ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O acesso é aberto para a comunidade em geral e dependentes de industriários, que possuam renda familiar mensal de até 2 salários mínimos e sejam oriundos da rede pública de ensino. As aulas estão previstas para iniciar em 24 de janeiro.
Seleção
A seleção será por meio de análise curricular e levará em consideração o desempenho nos seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. Ou seja, serão selecionados alunos que comprovem, mediante documentos escolares, ter média igual 70% do valor total previsto para as disciplinas. Exemplo, as escolas que adotem notas de 0 a 10, o aluno deve obter média igual a 7 ou maior. Se a escola adotar notas de 0 a 100, o aluno deve obter média igual a 70 ou maior.
A coordenadora do processo seletivo, Sandra Silva, explica que o objetivo da Escola SESI Amapá, é democratizar o ensino de qualidade no estado. “Em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio do SESI agrega à formação geral a um itinerário de formação técnica em Energias Renováveis ofertado pelo SENAI e assim garante qualidade e empregabilidade para os jovens do Amapá”, destaca.
Novo Ensino Médio
As matrizes de referência curricular do Novo Ensino Médio foram construídas na perspectiva de áreas de conhecimento e módulos do itinerário formativo, baseado no desenvolvimento de competências. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de concluir a educação básica e, ainda, um curso técnico profissional. Na prática, ao longo dos três anos escolares, o estudante faz a seguinte trilha:
1º ano – formação geral (SESI) + módulo mundo do trabalho (SENAI);
2º ano – formação geral para a área industrial (SESI) + módulo integrador (SENAI);
3º ano – formação geral para a habilitação técnica (SESI) + módulo específico (SENAI)
Foto: Sesi/AP