Senado faz sessão especial pelos 80 anos de criação do ex-Território Federal do AP

O Senado Federal realiza nesta segunda-feira, 11, uma sessão especial para celebrar o aniversário de criação do ex-Território Federal do Amapá.

A comemoração acontece, às 10 da manhã, com execução dos hinos Nacional e do Amapá, e a apresentação da canção “Jeito Tucuju” por Patricia Bastos e Jhimmy Feiches, acompanhados do Coral do Senado e da Orquestra da Escola de Música de Brasília.

A programação conta ainda com o grupo de Marabaixo “Raízes da Favela”, Mostra Cultural, além da Feira do “Selo Amapá” que vai reunir mais de 32 empresas genuinamente amapaenses.

A Feira segue até o dia 13 de setembro, data de aniversário, das 10h às 19h, com exposição de produtos certificados como vinhos, chocolates, sorvetes, tapioca, artesanato, painéis solares, esfoliantes e móveis em madeira. 

Foto: Israel Cardoso Jr./GEA

Na quarta-feira, 13, a partir das 12h, no Restaurante dos Senadores, será oferecido um almoço temático em homenagem ao Amapá. À noite, a partir das 19h, as torres do Congresso Nacional serão iluminadas com as cores do estado.

No mesmo dia, está prevista a votação da PEC nº 7/2018, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que reintegra cerca de 35 mil servidores do ex-território ao quadro da administração pública federal.

História

O antigo Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943. Até então, a região fazia parte do Pará. A mudança para Estado ocorreu com a Constituição de 1988.

Foto de capa: Marcos Oliveira/Agência Senado