Secretários de Saúde do Amapá participam de Congresso e voltam ao estado com reconhecimento nacional
As secretarias de Saúde dos municípios amapaenses foram representadas durante o XXXVI Congresso do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), que aconteceu de 12 a 14 de julho, em Campo Grande (MS). A comitiva do Amapá foi formada por 14 secretários de saúde, um secretário adjunto, e equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), liderados pelo presidente Marcel Menezes. Os congressistas participaram da programação de aprendizado e interação, e da 17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS, onde o município de Laranjal do Jari conquistou duas premiações.
Mais de 6.500 pessoas, entre gestores e assessores técnicos estiveram presentes, consolidando esta edição do evento como a maior já realizada. A abertura foi marcada pela homenagem às vítimas da Covid-19 e aos profissionais que estiveram na linha de frente, salvando milhares de brasileiros. Wilames Freire, presidente do CONASEMS, ressaltou a importância dos profissionais de saúde para salvar vidas, e reforçou que o SUS dá certo quando há compromisso.
Os vencedores da II Mostra Amapá aqui tem SUS, dos municípios de Amapá, Laranjal do Jari e Mazagão, divididos por categoria, defenderam seus projetos campeões em nível nacional, na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, evento dos mais aguardados e emocionantes do Congresso. Um total de 336 iniciativas criadas e executadas em municípios de todo o Brasil concorreram.
Pela primeira vez o estado do Amapá ficou entre os primeiros colocados em nível nacional. O município de Laranjal do Jari concorreu na categoria Atenção Primária Forte e o projeto “Cuidando de Pessoas com Doenças Crônicas e Grávidas em Período de Enchente”, ficou em 3° lugar geral. Este mesmo projeto conquistou o primeiro lugar em nível estadual, na Mostra Brasil Aqui tem SUS.
O presidente Marcel Menezes, que é secretário de Saúde de Laranjal do Jari e 1º vice-presidente Regional da Região Norte, disse estar satisfeito com a participação do Amapá no Congresso Nacional, e ressaltou que a conquista pertence ao estado inteiro.
“Neste momento de retorno deste encontro nacional de gestores e profissionais de saúde de todo Brasil, as divisões geográficas são dispensáveis, o mais importante é que conseguimos chegar até aqui, mesmo com as dificuldades, superando desafios para trocarmos experiências e mostrar, que em qualquer lugar do país, o sonho de melhorar o atendimento de saúde pode se tornar realidade, e viemos com este espírito, de cooperar com o todo, de ensinar a aprender”.
Por Mariléia Maciel