Secretário de Saúde do Estado, Juan Mendes, anuncia medidas para agilizar serviço de TFD, constante alvo de reclamações
O serviço de TFD – Tratamento Fora de Domicílio – foi instituído pelo Ministério da Saúde e consiste no deslocamento e ajuda de custo aos pacientes, atendidos na rede pública ou conveniada contratada pelo SUS, que dependem de tratamento fora de seu domicílio. Aqui no Amapá, o TFD sempre foi alvo de reclamações e até de ações judiciais. Pacientes com doenças graves, como câncer, e que precisam se tratar fora do estado, se queixam da deficiência no atendimento pelo programa.
“Completa 1 mês que precisei sair do meu estado, Amapá, para buscar a cura, salvar minha vida, e 10 dias que iniciei meu tratamento quimioterápico pelo SUS, no Rio Grande do Norte. Assim como eu, dezenas de amapaenses são obrigados a fazer esse exílio involuntário, por força da precariedade e falta de humanidade nas condições oferecidas pelo Estado para pessoas vítimas dessa doença (…)Nestes estados que recebem tão bem os amapaenses, a situação é dura, muitas vezes até humilhante por falta do pagamento do TFD que além de não ser muito, ainda atrasa” desabafa paciente.
O secretário de Saúde do Amapá, Juan Mendes, falou ao blog, que serão implantadas medidas para melhorar o serviço de TFD. Uma delas é a inauguração de uma central de regulação, dentro de 15 dias, para ajudar a corrigir as deficiências e agilizar os processos e o fluxo de atendimento.
O secretário também falou sobre a circulação da variante Ômicron no Amapá. Das 25 amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém (PA), em duas delas foi identificada a Ômicron B.A.1.