Sebrae incentiva descarte correto de garrafas pet nos ecopontos para impulsionar reciclagem e empreendedorismo no AP
Em pouco mais de dois anos em atividade, os ecopontos instalados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para coleta de garrafas pets têm buscado conscientizar a população sobre o descarte correto do material, a importância da reciclagem e do empreendedorismo.
Os ecopontos estão em locais estratégicos em vários municípios do Amapá, com objetivo de dar destinação para esse tipo de resíduo, que é reciclável, mas geralmente descartado nos aterros sanitários, nas ruas ou em rios e lagos.
O projeto começou a funcionar em 2021, com o intuito de contribuir com a limpeza das cidades, cuidar do meio ambiente, além de fortalecer os pequenos negócios como a fabricação de vassouras ecológicas e artesanato, gerando renda e aquecendo a economia.
Os materiais recolhidos são destinados para associações, fábricas e empresas de reciclagem. A iniciativa faz parte das ações do “Projeto de Sustentabilidade” do Sebrae que começou a ser implementado em 2018.
Veja locais dos ecopontos
Tartarugalzinho – Sala do Empreendedor do Sebrae
Porto Grande – Sede da Prefeitura Municipal
Santana – Escritório Regional do Sebrae
Santana – Fórum do município
Macapá – Sede do Sebrae
Macapá – Tribunal de Justiça do Estado (Tjap)
Macapá – Justiça Federal Zona Norte
“Espalhar esses ecopontos diminui o impacto do lixo no meio ambiente e ajuda os empreendedores de pequenos negócios, os que fabricam, por exemplo, vassouras ecológicas, a ter uma renda, e melhorar qualidade de vida”, destacou Josiel Alcolumbre, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, que tem usado as redes sociais para mobilizar a população a adotar práticas mais sustentáveis.
Fotos: Ascom/Sebrae