Sebrae inaugura ‘Auditório Campos do Laguinho’ e ‘Espaço Integração’; novos ambientes prontos para eventos nacionais e internacionais

O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, a superintendente, Alcilene Cavalcante, a diretora técnica, Suelem Amoras, e o diretor financeiro, Marcell Harb, receberam nesta terça-feira, 23, representantes das entidades empresariais e instituições para a inauguração do “Auditório Campos do Laguinho” com capacidade para mais de 200 pessoas, e do “Espaço Integração” uma sala multiuso. A solenidade ocorreu na sede da instituição em Macapá.

Os ambientes são modernos, apresentam sustentabilidade, acessibilidade, espaço multiuso para reuniões técnicas e de autoridades, palestras, atividades conjuntas, prontos para receberem eventos nacionais e internacionais em Macapá.

Para o presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, o Auditório Campos do Laguinho e o Espaço Integração, agora num processo de unificação com o Auditório Macapá e o estacionamento da instituição, a capital do Amapá pode receber mais de mil pessoas com conforto em eventos públicos e privados, o que representa todo o respeito do Sebrae pelo empreendedorismo e pela educação empreendedora.

“A economia amapaense, é quase na totalidade composta por micro e pequenos empreendedores; no Brasil, representam 94% dos empregos da iniciativa privada; no Amapá, chegam aos incríveis 98%. Mais do que nunca os espaços são reconhecimentos e demonstram de forma muito clara a importância do setor empresarial para o estado. O Sebrae é a casa do empreendedor, a casa do empreendedorismo e mostra a disposição de continuar avançando. A entrega dos espaços, mostra de forma limpa e transparente que estaremos ao lado de quem empreende, de quem gera emprego”, destacou Josiel Alcolumbre.

Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, essa é a primeira e pequena parte de um projeto de expansão e modernização de um espaço digno de grandes eventos no Amapá. Enquanto o estado ainda não tem um Centro de Convenções, a entrega dos dois novos ambientes marca o início das atividades do Sebrae em 2024.

“Ainda este ano, vamos preparar parte do terreno dos escoteiros com cobertura e espaço multiuso. Acabamos de assinar um ‘suado’ contrato com o grupo de escoteiros do Laguinho, que permite ao Sebrae o uso de parte do terreno, por 10 anos. Vamos reformar e modernizar o Auditório Macapá, e no estacionamento, que também é o espaço de feiras e exposições, colocaremos uma cobertura sustentável e com conforto climático para empreendedores e visitantes”, disse Alcilene Cavalcante.

Alcilene agradeceu ao diretor Marcell Harb, que diuturnamente cuidou da obra e dos detalhes, e à gerente de administração Maria Inês e equipe.

O vice-governador do Amapá, Teles Junior, ressaltou que o Sebrae é uma escola de saber do povo do Amapá.

“Se produz muito conhecimento nessa instituição e muito daquilo que se produz é aplicado na prática, na economia do estado do Amapá, nos segmentos empresariais. Temos bons casos de sucesso no nosso estado e muito se deve a esse trabalho de anos de dirigentes e dos trabalhadores empreendedores do Sebrae, esse esforço, é um esforço de sociedade e do povo do Amapá. Parabéns, os empreendedores merecem esse auditório e esse complexo”, pontuou.

O senador da República, Randolfe Rodrigues, disse que é tempo de prestigiar a inauguração do novo auditório Campos do Laguinho, uma linda referência ao berço do Marabaixo. Um espaço digno e acessível para todos os empreendedores e aqueles que buscam conhecimento e qualificação para atuar no mercado local.

“Quero parabenizar especialmente o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, pelo trabalho que tem feito a frente da instituição, fortalecendo ainda mais os serviços já prestados à população amapaense. Parabéns também a querida Alcilene Cavalcante, por sua atuação brilhante como diretora do Sebrae. Tenho certeza que os novos espaços serão palco de muito conhecimento e incentivos ao desenvolvimento do Amapá”, mencionou o parlamentar.

Auditório Campos do Laguinho

O espaço homenageia o bairro onde a sede do Sebrae está instalada. A iniciativa, registra e homenageia com respeito as primeiras pequenas empresas de bairro em Macapá. Quando a população negra veio ocupar os campos do Laguinho, empreenderam com amassadeiras de açaí, tabernas, oficinas de bicicleta, mecânicas de carros e motores, açougues, e tantos outros pequenos negócios, e onde os artífices, hoje o Empreendedor Individual (MEI), movimentaram a pequena economia do Amapá. Eram carpinteiros, cozinheiros, alfaiates, tacacazeiras, músicos, costureiras, sapateiros e diversas empresas individuais e informais, belas e inclusivas.

Ao entregar esses espaços, se deseja que o conhecimento siga pleno e generoso com todos, que debates e planos de execução façam morada no Auditório Campos do Laguinho, e que todos possam trabalhar pelo desenvolvimento do Amapá pela via da pequena empresa e que seja uma casa de inclusão produtiva.

Espaço Integração

O local é múltiplo, multiuso, com capacidade para eventos diversos, como reuniões técnicas ou de autoridades, palestras, e eventos de construção conjuntas.

Inauguração

Com conceito regional, a solenidade de inauguração contou com a apresentação da Canção do Amapá, a performance da Canção Jeito Tucuju, hino cultural no Amapá interpretado pela cantora com expressiva voz Patrícia Bastos, acompanhada dos músicos Nena Silva e Fabinho Montalverne.

O poeta Fernando Canto eternizou a inauguração em palavras e versos no texto de autoria própria ‘Auditório Campos do Laguinho’. O encerramento contou com a apresentação da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap).

Estiveram presentes no evento, o vice-governador do Estado, Teles Junior; conselheira Nacional do Ministério Público, Promotora de Justiça, Dra. Ivana Cei; Desembargador do Tribunal de Justiça (Tjap), Dr. Rommel Araújo; Juíza Titular do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Núbia Guedes; presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Michel Houat Harb; senador da República pelo Estado do Amapá, Randolfe Rodrigues; Deputado Federal, Dorinaldo Malafaia; deputado estadual, Delegado Inácio Maciel; secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira; secretária de Estado do Turismo (Setur), Anne Monte; presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Ladislao Monte; presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amapá (Femicro/AP), Waldeir Ribeiro; assessor parlamentar, Charles Chelala; presidente da Liga das Escolas de Sampa do Amapá (Liesap), Jocildo Lemos; e diversos colaboradores do Sebrae.

Por Denyse Quintas/Sebrae