Santana realiza instalação de placas contra descarte irregular de lixo em via pública
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Santana (SEMDUH) aumentou a fiscalização contra o descarte irregular de lixo nas vias públicas. Para isso, o município vem instalando placas educativas contendo aviso de multa e a legislação em vigor.
Na última sexta-feira, 24, a ação foi realizada na Avenida Ubaldo Figueira, uma das principais da cidade, onde ainda é registrada essa prática indevida. De janeiro até agora, já foram instaladas 15 placas.
De acordo com a Lei municipal 809/2017, o descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental. Quem for flagrado despejando qualquer resíduo em via ou órgãos públicos será notificado e autuado. A multa varia de R$50 a 2 mil reais, de acordo com a gravidade da ação cometida pelo munícipe.
“Apesar de intensificar as ações e informar a população sobre os riscos do descarte irregular, continuamos a ter este cenário. Quando você joga lixo no chão, essa matéria vai direto para os bueiros da cidade, e nas primeiras chuvas, provavelmente teremos alagamentos. Outro problema é com a saúde pública, com o acúmulo do lixo, o local será perfeito para os animais peçonhentos, ratos e baratas. Além disso tem a questão do visual urbano”, afirmou o subsecretário da Semduh, João Carlos.
As ações tem o objetivo de combater as lixeiras públicas nos bairros.
A prefeitura criou um serviço onde a população pode ajudar nas ações de limpeza, denunciando as irregularidades. O número é (96) 99176 7015.
Quem quiser também pode procurar a Coordenação de Meio Ambiente, que fica localizada na Avenida Salvador Diniz , 55, Centro.
Foto: SEMDUH/Divulgação