Santana: combate à violência contra o idoso é tema de circuito de palestras nesta sexta
Visando a divulgação de informações sobre formas de denunciar e combater a violência contra a pessoa idosa, a Polícia Civil do Amapá realiza nesta sexta-feira, 25, a ação “Reconhecer, Respeitar e Proteger a Dignidade da Pessoa Idosa”, em Santana.
O evento busca fazer um alerta sobre a violência que acomete a população acima de 60 anos. Nos cinco primeiros meses de 2023, o estado registrou 312 casos de violência contra idosos, por meio do Disque 100, canal do Governo Federal criado para atender denúncias de violações contra os direitos humanos. Segundo a delegada Luiza Maia, no município a situação se torna preocupante.
“O idoso em Santana está extremamente vulnerável aos maus tratos, então, o que fazemos é um alerta, uma forma de prevenir; temos casos no município de pessoas que passam fome, violência física e psicológica, nos últimos três meses foram 92 idosos encaminhados ao abrigo por abandono”, explica a delegada.
O evento contará com a participação de palestrantes como o advogado Ademar Bandeira, a psicóloga Kelly Palheta e a assistente social Rosilene Brandão, que irão reforçar a rede de apoio a pessoa idosa, canais de denúncia e formas de identificar a violência.
A programação inicia às 9h, no auditório do Ciosp de Santana e contará com música ao vivo e café da manhã.
A iniciativa conta, ainda, com apoio dos grupos: Vida Feliz, Agita Santana e Casa da Amizade do Rotary Club, Centro do Idoso, Coordenação de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Profid/Unifap.
Fotos: Polícia Civil/Arquivo