Santana celebra 35 anos de aniversário com programação no sábado
Distante 15 quilômetros de Macapá, o município de Santana celebra neste sábado (17) seu aniversário de 35 anos de emancipação. A cidade com o maior zona portuária do Amapá conta com programação que começa às 8h.
Entre a abertura e meio dia, a população pode contar com celebração de benção ecumênica, seguida da apresentação de um coral infantil e parabéns à cidade de Santana, além do corte e distribuição do bolo. A celebração retorna a partir das 16h40, com direito a DJ e, logo após, o público prestigiará uma batalha de Tik Tok.
A comemoração continua à noite com aulão de dança, apresentações artísticas locais e a banda paraense Os Brothers.
A história de Santana
Tudo começa pela ocupação da Ilha de Santana no século 18 por habitantes portugueses e mestiços oriundos do Pará, além de povos indígenas originários do Rio Negro. Santana é o segundo município mais populoso do Amapá e está cercada por rios que movimentam a economia, transportam vidas e narrativas reais e ficcionais, sustentada pela quantidade extraordinária de cenários paradisíacos.
O nome Santana, homenageia a Santa Ana, cultuada pelo povo europeu e adorada como padroeira das gestantes e protetora dos navegantes, viúvas e marceneiros. A Gata Morena, termo popularizado nas redes sociais ou A Cidade do Porto, como ficou conhecida por estabelecer entrada e saída fluvial no estado, sustenta mais de 124 mil pessoas com a atividade pesqueira, extração da madeira e abriga, em proporções modestas, a criação de gado bovino, bubalino e de suíno.
Atualmente, os cidadãos testemunham uma fase próspera na questão econômica, turística e geração de emprego e renda. Que de acordo com o gestor municipal, Sebastião Bala Rocha: “criam um sentimento de pertencimento, valorização e manutenção da nossa cultura, história e patrimônio.”
Foto/capa: Acervo/PMS