Roteiro promove viagem pelas aldeias indígenas de Oiapoque
Dando continuidade à imersão pelo Amapá Inteiro, projeto do ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, o roteiro segue pelas aldeias indígenas de Oiapoque, no norte do Amapá. A primeira parada foi na aldeia Kumenê. Foram 5 horas de voadeira, saindo de Oiapoque, até chegar à região. No dia seguinte, o destino foi a aldeia de Kumarumã, a maior dos territórios indígenas do município, que fica localizada às margens do rio Uaçá. Nela, vivem cerca de 2.500 índios da etnia Galibi Marworno.
“Na ocasião, recebemos o convite, através do Cacique Cristiano Narciso, Vice Cacique Elson Forte, Vereador Noel Henrique e do Luís Campos – Presidente da Articulação Indígena do Povo Galibi Marworno, para participar da 15ª Assembleia de Avaliação e Programação do Povo Galibi Marworno. No encontro, ouvi as demandas da população que se reúne anualmente para discutir melhorias para a vida em comunidade. Os territórios, a cultura, o movimento indígena, a saúde Indígena, a educação especial Indígena e o arranjo produtivo local, foram temas abordados pelo povo Galibi Marworno”, destacou Clécio Luís.
O projeto promove uma viagem à história, cultura, tradição e potencialidades, além da oportunidade de conhecer de perto as dificuldades dos povos indígenas.
“Vai ser uma imersão muito significativa, além da vontade de conhecer toda a região das terras indígenas. Ouvir os questionamentos levantados pela comunidade indígena e seus objetivos para o desenvolvimento dentro das aldeias, foi inspirador. Conhecer um pouco da cultura, da língua, e as organizações sociopolíticas, me garantiram memórias únicas e aprendizados que levarei para vida toda. Fico honrado quando as pessoas nos dizem, que através do nosso olhar, estão conhecendo um Amapá riquíssimo em cultura, tradição e potencialidades”, disse Clécio.