Reunião marca início das instalações do escritório de negócios da Coletividade Territorial da Guiana Francesa no AP
Em agenda oficial, na sede do Sebrae em Macapá, o governador do Amapá, Clécio Luís, junto a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o secretário de estado do Planejamento, Lucas Abrahão, e o secretário de Relações Internacionais, Fabrício Penafort, receberam o representante da Coletividade Territorial da Guiana Francesa (CTG), Remy Louis Budoc.
O governador Clécio Luís Vieira destacou que a presença do representante da CTG, Remy Budoc, representa a cooperação da Guiana no estado, comunicou a instalação de um escritório de negócios da CTG, e apresentou a maquete do Porto Seco, que será construído na ponta da Ponte Binacional em Saint George, e toda a estrutura de ida e vinda de cargas com reserva para o Brasil e para o Amapá.
“O Sebrae já é parceiro desse projeto e nós queremos ser também, e a vinda da CTG para o Amapá é mais um passo muito importante para concretizar as relações comerciais que a gente fala há décadas. A vinda de um membro da CTG é muito importante; por isso, vim pessoalmente recepcioná-lo como sinalização de todo o nosso interesse em cooperarmos, também na área de negócios. Temos problemas comuns, Guiana e Amapá, temos uma cooperação que já existe no mundo real e entre os habitantes, os amapaenses cooperam com os guianenses e vice-versa, em todas as áreas, mas as instituições precisam institucionalizar o que já existe, formalizá-la e legalizá-la e escolhemos o Sebrae para fazer isso, que é um local simbólico”, disse Clécio Luis.
Segundo o representante da CTG, Remy Louis Budoc, existem outros projetos da França para parcerias, entre eles, a Zona Franca em Saint George e o projeto de uma plataforma comum de comunicação para compartilhar notícias Amapá/Guiana, para acesso de informações sobre o que está acontecendo nos dois lados da fronteira.
Para a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a aproximação de negócios entre os dois países beneficia também, as pequenas empresas, as tratativas para instalação do escritório de negócios da CTG, abre as portas para acordos de cooperação.
“Como encaminhamento faremos uma visita técnica, em missão à Guiana Francesa para convidar as entidades e as empresas a participarem da Feira de Negócios em Oiapoque que esse ano, vai ser uma edição internacional e vamos contar com as parcerias para estar trazendo as instituições e empresas da Guiana ao Amapá”, disse.
Acompanharam a reunião do Governo do Estado do Amapá no Sebrae, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Hilton Cardoso, a assessora técnica do Sebrae, gerente de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá, Bruno Castro, Isana Alencar, e os técnicos da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Governo do Amapá, Roger Simonel e Ionize Oliveira.
Por Denyse Quintas/Sebrae