Reunião discute acolhimento e proteção de refugiados no Amapá
O Ministério Público do Amapá e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), realizaram durante dois dias, uma reunião multilateral para discutir ações de proteção a refugiados no estado. O evento contou com a presença de diversas instituições envolvidas na rede de proteção a imigrantes. Houve treinamento e palestras.
A Polícia Rodoviária Federal participou da reunião, que focou, principalmente, na identificação de rotas de entrada de haitianos e na criação de uma rede de apoio aos refugiados.
“Nós apresentamos estatísticas, como a inversão do fluxo migratório no estado desde o ano passado, quando mais de 300 imigrantes entraram irregularmente pela fronteira com a Guiana Francesa”, destacou PRF.
A Polícia Rodoviária Federal disse que pretende participar como uma instituição colaboradora em rede e estuda internamente fluxos de trabalho e formas de aprimorar esse acolhimento e encaminhamento de imigrantes. Atualmente, eles são encaminhados para a Polícia Federal. O superintendente da PRF, inspetor Aldo Balieiro, falou sobre o assunto em vídeo. VEJA.
Foto: PRF-AP