Retomada da emissão de vistos no Amapá para Guiana Francesa é oficializada pelo Embaixador da França no Brasil
Nesta segunda-feira, 9, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, esteve no Amapá para oficializar o retorno da emissão de vistos para a Guiana Francesa diretamente no estado. Durante o encontro, o governador Clécio Luís destacou a importância de ampliar a cooperação, que já existe no campo cultural, para o âmbito institucional.
“Nós nos consideramos amigos e irmãos do povo francês e da Guiana Francesa. Temos construído há séculos laços culturais entre as duas nações, e nos últimos anos, fortalecido ainda mais essa cooperação. O principal tema dessa visita é nos aproximar institucionalmente do governo francês, jogar luzes da legalidade, da formalidade a essa relação que já existe, para cumprir os princípios da reciprocidade diplomática”, afirmou Clécio Luís.
O embaixador Emmanuel Lenain ressaltou que o fortalecimento da cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa é uma prioridade do governo francês, estabelecida pelo presidente Macron durante sua visita ao Brasil.
“O Amapá é a maior fronteira terrestre que o país possui com outra nação. Queremos estabelecer essa reciprocidade, mas de forma legal. Estamos alinhados com o objetivo do governo brasileiro, que é abolição do visto para entrada na França, e espero que possamos chegar a esse ponto rapidamente”, disse Lenain.
O senador Davi Alcolumbre também comentou sobre a importância da retomada do diálogo com a França.
“Talvez essa ilegalidade seja fruto dessa providência não tomada nos últimos anos. Se nós tivéssemos uma base aqui, a gente ia inibir entrada de forma clandestina nos dois países, com a emissão ou abolição do visto. Este gesto da relação do governo brasileiro e francês vai facilitar essa relação, que iremos organizar para ser duradoura”, concluiu Alcolumbre.
Fotos: Maksuel Martins/GEA