Responsável por ‘disciplina’ de facção morre em confronto com o Bope no Brasil Novo

Um homem, de 21 anos, identificado como João Fernando dos Santos Souza, vulgo “Menor” morreu após trocar tiros com policiais do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e Companhia de Operações Especiais (COE) do Bope. A intervenção policial aconteceu por volta das 16h30 desta segunda-feira, 5, na Avenida Bananal, no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá.

De acordo com o boletim de ocorrência, o Bope recebeu informações do serviço de inteligência sobre uma reunião de faccionados no local, onde um indivíduo armado era o que aparecia em um vídeo circulando nas redes sociais aplicando uma “disciplina” em um homem, que foi brutalmente espancado e torturado por descumprir as regras da facção criminosa.

As equipes do COE e Giro se deslocaram para o endereço informado e avistaram os suspeitos em fuga, um deles com uma mochila. Ao se aproximarem, “Menor” sacou uma arma e disparou contra os policiais. No revide, foi atingido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e confirmou o óbito.

Na mochila, a polícia encontrou porções de substância supostamente entorpecente e rádios comunicadores. Também foram apreendidos dinheiro, joias e uma arma de fogo calibre .38.

Segundo o Bope, “Menor” era altamente perigoso e tinha várias passagens criminais, sendo também o principal responsável pela “disciplina” dentro da facção de forma impiedosa.

A ação contou com o apoio de militares que integram a operação “Protetor”.

Foto: PM/Divulgação