Receita Federal lança campanha que incentiva doação de parte do IR para projetos sociais

A Receita Federal lançou a campanha “Destinação” que permite ao contribuinte doar até 6% do Imposto de Renda para projetos sociais.

Estão aptos a receber os recursos, Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA), Direitos da Pessoa Idosa (FDPI), atividades audiovisuais, área de cultura, além de projetos desportivos e paradesportivos. 

O valor destinado será somado à restituição, atualizado pela Taxa Selic, ou será abatido, no caso de imposto a pagar.  O contribuinte não pagará a mais no IR para doar.

“Trata-se de um dinheiro que em vez de ser entregue à União, é destinado a instituições na região onde o contribuinte mora, e sem pagar nada a mais por isso”, ressaltou o delegado da Receita Federal no Amapá, Adelmo Gomes.

Como fazer a doação?

Após preencher os dados da declaração, clique em “doações diretamente na declaração”. Duas abas estarão disponíveis: “criança e adolescente” e “idoso”.

Dentro da aba escolhida, selecione “novo” para escolher o fundo que será beneficiado

O contribuinte não precisa calcular os valores. Eles que já estarão automaticamente no campo “valor disponível para doação”

Concluindo essas etapas e enviando a declaração do Imposto de Renda, basta o contribuinte realizar o pagamento do Darf para cada destinação escolhida

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil