‘Protetor dos Biomas’: operação apreende armas de fogo, explosivos, motosserra e prende cinco suspeitos no AP

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) realizou, entre os dias 21 e 29 de setembro, o oitavo ciclo da operação “Protetor dos Biomas”, com foco no combate a crimes ambientais nos municípios de Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá.

As investigações concentraram-se nas áreas atingidas por queimadas, buscando apurar se elas tiveram origem criminosa. As equipes também realizaram incursões para identificar atividades ilegais, como a caça de animais silvestres sem autorização e o porte ilegal de armas. Além disso, foram realizadas diligências em locais de desmatamento ilegal, identificados por alertas da plataforma Brasil Mais.

De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, a operação resultou em quatro prisões em flagrante: três por porte ilegal de armas de fogo e uma por comercialização de pássaros silvestres sem autorização. Um adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de caça ilegal.

Durante a operação, foram apreendidas cinco armas de fogo, diversas munições, explosivos (dinamites) e uma motosserra utilizada para extração ilegal de madeira. Pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro também foram resgatados.

“Os resultados da operação foram significativos, destacando a importância dessas ações na coibição de práticas criminosas que degradem o meio ambiente, bem como a exploração ilegal de recursos naturais. As investigações relacionadas a incêndios criminosos em áreas de mata ou floresta seguem em andamento e pedimos a colaboração da população para denunciar quem realiza essa prática”, afirmou o delegado.

O Disque-denúncia da Dema é o (96) 98121-2914.

Fotos: PC/Divulgação