Projeto de incentivo à imunização contra a Covid-19 do AP é destaque no Planejamento Nacional do Grupo Mulheres do Brasil

O estado do Amapá foi destaque no Planejamento Nacional do Grupo Mulheres do Brasil, realizado neste final de semana, em São Paulo, sob a liderança da empresária Luíza Helena Trajano. Representando o Comitê da Saúde no Amapá pelo grupo Mulheres do Brasil e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP), Elinete Ladislau participou do evento e fez uma apresentação dos resultados do projeto Vacina Já Amapá.

O Grupo Mulheres do Brasil é presidido por Helena Trajano e reúne mais de 112 mil mulheres de diversos setores, que fazem o engajamento da sociedade e empresários. O Projeto Vacina já Amapá foi planejado para ser um instrumento para ampliar a cobertura vacinal contra os efeitos da COVID-19. No Amapá, a líder do Mulheres do Brasil, Cleicy Leão, em parceria com o COSEMS/AP viajou em caravana pelos municípios colocando em prática o projeto, com treinamentos, conscientização e dinâmicas de incentivo para profissionais da saúde e população.

O Vacina Já Amapá percorreu os 16 municípios amapaenses, onde foram capacitados 836 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 432 profissionais de salas de vacina, e distribuídos 600 aparelhos de oxímetros para que os ACS tenham melhor desempenho no atendimento da população. Nos quatro meses de execução, o Vacina Já incentivou o aumento da adesão à vacinação de 94% da população, com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Este projeto é o segundo que o Mulheres do Brasil – Núcleo Amapá, coloca em prática no estado. O primeiro foi a doação de R$ 300 mil em insumos, que foram distribuídos aos municípios no período da pandemia. O Vacina Já Amapá entrará na etapa final, que é a doação de uma embarcação para o COSEMS/AP para que, em parceria e com as Secretarias Municipais de Saúde de Mazagão e Santana seja utilizada para as ações de vacinação nas áreas ribeirinhas destes municípios.

A experiência foi fundamental para que a empresária Luíza Trajano convidasse a representante do COSEMS/AP para que as lideranças de todo o Brasil conhecessem esta atuação no norte do Brasil. A apresentação de Elinete Ladislau chamou atenção e se tornou referência para os demais estados pelos resultados diante das dificuldades de logística, financeiras e geográficas enfrentadas. A transformação dos profissionais dos municípios em multiplicadores foi uma das estratégias elogiadas.

“Iniciamos com o objetivo de aumentar em no mínimo 20% a cobertura vacinal no Amapá, com profissionais capacitados e estimulados, para garantir e aplicação segura e reduzir a morbimortalidade, mitigando a transmissão e fortalecendo o sistema público de saúde. No Amapá temos dificuldade em acessar todas as comunidades, mas estamos alcançando os objetivos de forma gradual”, discursou Elinete para a plateia.

Assessoria de Comunicação – Marileia Maciel