Programações de carnaval podem ser suspensas no Amapá por conta do aumento de casos de Covid-19
O relatório epidemiológico sobre o cenário da Covid-19 no Amapá foi apresentado no início dessa semana pelo governo em reunião com os prefeitos. De acordo com o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), os números demonstram aumento de casos confirmados de Covid-19. Em alguns municípios, esse crescimento é superior a 200%.
Também houve aumento na busca por atendimento nas unidades básicas de saúde das cidades do Amapá, chegando a uma média de até 400 atendimentos diários registrados. O percentual de hospitalizações da rede pública e privada é de mais 36%, com relação à última semana de dezembro do ano passado. No mapa de classificação de risco, 14 municípios apresentam situação moderada para Covid.
A taxa de ocupação de leitos de UTI está de 41,2% na rede pública e 46,2% na rede privada. Para leitos clínicos públicos, o percentual é de 36% e privado de 36,3%, com dados colhidos até o dia 8 de janeiro.
Diante dos números, Governo e prefeituras discutem a tomada de decisões com relação aos eventos de carnaval. A maioria dos prefeitos defende a suspensão das festas carnavalescas. O diálogo continua durante a semana no Palácio do Setentrião.
Fonte: Ascom/ Gea