Programa de Apadrinhamento Natalino do Tjap tem inscrições abertas; veja como participar
Famílias interessadas em apadrinhar crianças e adolescentes neste fim de ano já podem se inscrever no programa de acolhimento do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).
O projeto consiste oportunizar às crianças acolhidas pelo Poder Público o acesso à convivência comunitária e familiar durante as festas de fim de ano.
De acordo com o Juizado da Infância e Juventude de Macapá, o Abrigo Casa Lar Ciã Katuá tem, até o momento, 20 crianças, na faixa etária de 2 a 11 anos, que podem ser apadrinhadas.
As pessoas selecionadas ficam com as crianças de 20 de dezembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024. Após esse período, elas voltam para a casa de acolhimento.
O Tjap esclarece que o apadrinhamento não deve ser confundido com a adoção, já que é temporário e as crianças estão sob a guarda do Estado.
“Estamos no aguardo de pessoas ou famílias que estejam interessadas em acolher crianças agora no período de final de ano por meio do apadrinhamento social. É muito importante que toda a sociedade se engaje nessa política pública para que seja oferecida a cada criança, a cada adolescente, o aconchego de uma família, o cuidado, o amor e o afeto que somente o núcleo familiar pode oferecer”, destacou Quezia Cordeiro, assistente social do Juizado da Infância.
Como fazer o apadrinhamento
As pessoas que desejam fazer o apadrinhamento devem apresentar, na Casa Lar Ciã Katuá, a documentação necessária, como RG, CPF, comprovante de residência e certidões criminais.
A equipe técnica da instituição de acolhimento fará uma análise dessa documentação, assim como visitas e entrevistas que irão subsidiar um relatório técnico que será encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude de Macapá.
A Casa Lar Ciã Katuá, fica localizada na Avenida Ernestino Borges, Nª 1362, no Centro. O atendimento é feito de 8h às 12h e das 14h às 18h.
Foto: Jorge Junior/GEA