Procuradoria Especial da Mulher da Alap inaugura sala exclusiva para atender casos de violência doméstica
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) inaugurou nesta terça-feira, 16, uma sala exclusiva para acolher mulheres vítimas de violência.
Estiveram presentes autoridades, entidades ligadas à causa e parceiros como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e o Ministério Público Estadual (MP).
Criada em 2018, a Procuradoria Especial da Mulher tem a finalidade de receber denúncias, dar assistência jurídica e apoio emocional às vítimas de violência doméstica, além de acompanhar processos que chegam ao órgão.
”É muito importante estarmos inaugurando esta sala, um espaço exclusivo e diferenciado para que a equipe disponível possa prestar assistência à mulher vítima de violência da melhor forma possível, orientando e encaminhando para a rede de serviços de atendimento à mulher existente no município em casos de denúncias”, explicou a deputado Edna Auzier, titular da Procuradoria.
Cabe ao órgão também acompanhar programas de promoção da igualdade de gênero, implementar campanhas educativas de combate à discriminação, e cooperar na implementação de políticas públicas voltadas para as mulheres.
”O Tjap não poderia estar ausente neste grande dia, para reforçar, reafirmar e ratificar a nossa parceria, porque o Poder Judiciário também faz parte desta luta de combate à violência contra mulheres”, disse o desembargador Adão Carvalho, presidente do tribunal.
Foto de capa: Rau Borges/ Comunicação Alap