Procon notifica CSA Equatorial por instabilidade no fornecimento de água na capital
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá ( Procon) notificou, nesta sexta-feira (19), a CSA Equatorial, concessionária responsável pelo abastecimento de água no estado, para que esclareça e justifique, num prazo de 2 dias úteis, a instabilidade na bomba de captação de água no Rio Amazonas e o risco eminente de desabastecimento na capital.
No documento, o Procon pede:
• Esclarecimentos em decorrência da instabilidade na bomba de captação de água bruta do rio Amazonas;
• O parecer técnico sobre o estudo de viabilidade no fornecimento de água em Macapá nos últimos 5 meses.
• Substituição das peças da bomba de captação no prazo máximo de 12h. Em caso de descumprimento do prazo a empresa está sujeita a multa.
Em nota, a CSA Equatorial informou que já houve estabilização do funcionamento de uma das bombas do sistema de captação de água bruta do Rio Amazonas, mas pede que a população mantenha o armazenamento do produto, enquanto a captação segue em alerta.
Confira a nota da CSA na íntegra:
A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) informa que os esforços para reparar as inconsistências em uma das bombas do sistema de captação de água bruta do Rio Amazonas resultaram na estabilização do seu funcionamento. O equipamento segue com a vazão de água mantida, nos mesmos parâmetros de antes do anúncio de sua instabilidade.
A CSA reforça o pedido à população que mantenha o consumo consciente da água, armazenando em seus reservatórios domiciliares, enquanto a captação segue em alerta e passa por esse momento de manutenção corretiva.
As equipes continuam em atuação ininterrupta para manter a unidade em operação, sem redução do seu desempenho e sem comprometer o fornecimento de água, que depende da captação localizada na orla de Macapá.
Importante destacar que a CSA assumiu as operações de água e esgoto no Amapá dia 13 de julho e já iniciou um plano de investimentos em obras de reforma e modernização de suas principais unidades. Estas intervenções são necessárias e justificam possíveis intermitências no abastecimento dos bairros atendidos pela Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM).
A CSA ressalta, ainda, que a Central de Atendimento 24h está ativa para mais informações e registros de ocorrências de vazamentos, falta de água e operações em campo. O telefonema é gratuito e está disponível no número 0800 086 0116.