Procon-AP notifica hotéis, postos de combustíveis e empresas de crédito

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) divulgou os resultados da primeira semana de ações de 2023 no Amapá, que resultou na notificação de uma rede hoteleira, postos de gasolina e duas empresas de financiamento.

Rede hoteleira

Segundo a instituição, as redes de hotéis que prestam serviços de acomodação de passageiros com voos cancelados ou atrasados às empresas aéreas deixaram de cumprir o acordo em dezembro durante a greve dos aeroviários.

Diante deste transtorno, cerca de 400 passageiros ficaram desamparados e tiveram que dormir no chão e em cadeiras no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.

De acordo com a apuração do Procon, as redes hoteleiras priorizam outros consumidores que não são clientes das companhias aéreas, pois pagam valores mais caros para hospedar.

Postos de combustíveis

Com os constantes aumentos nos preços dos produtos nos postos de combustíveis, o Procon notificou os fornecedores deveram apresentar documentos fiscais que comprovem e justifiquem eventuais aumentos de preços.

O prazo de resposta será de dois dias úteis e caso não tenha justifica plausível pelos aumentos, os postos poderão sofrer autuações.

Empresas de créditos

Foram notificadas também duas empresas de financiamento de créditos, uma para compra de telefone e outra que prestam serviços pata servidores públicos e aposentados, ambas por abusos no contrato pela falta de informações claras e ostensivas acerca dos valores reais que o consumidor pagará ao final do financiamento e cobranças indevidas e abusivas, principalmente em duplicidade.

Foto: Procon-AP