Procon analisa três companhias aéreas no Amapá após transtornos em voos
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) solicitou das três companhias aéreas, que atuam no Amapá, todas as informações detalhadas em relação ao transtorno registrado nesta sexta-feira, 14, com cancelamentos de voos entre a rota Macapá-Belém.
Segundo os passageiros, o problema iniciou ainda pela madrugada e, por horas, ficaram sem um posicionamento das empresas sobre uma solução. Durante o dia, o Procon realizou uma fiscalização e constatou que os clientes já estavam sendo realocados.
Em nota, a NAV Brasil, empresa responsável pelo controle de voos, informou que houve uma oscilação na rede elétrica comercial na região de Macapá, causando instabilidade no aeroporto e, consequentemente, na torre de controle, resultando em alguns impactos às operações aéreas na região.
Ainda conforme o comunicado, a empresa destacou que as equipes de manutenção foram acionadas e realizaram os ajustes necessários para o restabelecimento das operações. Após isso, o serviço foi normalizado.
Para um passageiro, que preferiu não identificar na reportagem, o problema gerou prejuízos às férias programadas para a praia de Salinas, no interior do Pará. Ele viajaria pela madrugada e teve o voo reagendado para outro dia.
“Chegamos no Aeroporto a 1h da manhã e saímos de lá às 7h. Cancelaram todos os voos, nenhum voo chegava e nenhum saia. Estávamos com hotel tudo pago, e vamos perder dois dias. A nossa passagem foi remarcada para domingo [16]”.
A chefe de fiscalização do Procon-AP, Lana Silva, destacou que exigiu das empresas aéreas as informações sobre quantitativo de passageiros, quais os procedimentos adotados, locais e documentos comprobatórios de que houve a assistência aos consumidores.
“Todas essas informações serão encaminhadas em resposta a nossa documentação. As informações serão analisadas, pela nossa equipe jurídica, e serão encaminhadas os devidos procedimentos”, finalizou.
Foto: Procon/Divulgação