Procon Amapá autua agência bancária por demora no atendimento
As constantes reclamações de consumidores com relação à demora no atendimento nas agências bancárias, aqui na capital, levaram o Procon Amapá a fiscalizar “in loco” o funcionamento de um dos bancos na manhã desta quarta-feira (20). O caso aconteceu na agência Itaú Unibanco, do Centro.
A fiscalização recebeu várias denúncias, e no local, constatou que os clientes estavam aguardando atendimento na fila há mais de uma hora, descumprindo o que diz a legislação.
De acordo com a Lei Municipal 1.795/2010-PMM, o tempo razoável de espera para atendimento bancário e demais instituições financeiras autorizadas pelo BACEN é de 15 minutos em dias normais, 25 minutos as vésperas e após feriados prolongados, e 35 minutos em dias de pagamentos dos funcionários públicos municipais.
“Na manhã desta quarta-feira, véspera de feriado, nós recebemos diversas denúncias de consumidores, por meio do número 151, relatando a demora abusiva na espera por atendimento na agência Itaú Unibanco, da avenida Presidente Vargas. Encaminhamos uma equipe de fiscais, que constatou as irregularidades. Foram colhidas informações dos bilhetes-senhas dos consumidores, entre eles estavam, uma idosa e um cadeirante, há mais de uma hora aguardando atendimento”, destacou o diretor do Procon, Luiz Pingarilho.
O banco foi autuado e terá 20 vinte dias para apresentar defesa.
O espaço está aberto para manifestação da agência bancária Itaú Unibanco.